Connect with us

Economia

Governo prevê crescimento do PIB nacional em 3,6 por cento

Published

on

O crescimento da economia angolana apresenta indicadores de que um aumento de 3 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), neste ano de 2023, conforme dados apresentados, recentemente pelo governo.

As previsões de subida do PIB foram avançadas pelo ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, quando apresentava, m Luanda, dados económicos do país, referentes ao primeiro trimestre de 2023.

Segundo Mário Caetano João, o desempenho positivo do preço so barril do petróleo nos mercados internacionais, é o principal factor indicador da subida do PIB.

Ao fazer uma análise das perspectivas de crescimento económico no país, o governante referiu que nos próximos cinco anos (2023-2027), o sector petrolífero, terá um crescimento médio de 1 por cento, enquanto o sector não petrolífero deve crescer 4,6 por cento.

Por outro lado, reconheceu que a diminuição da produção de petróleo e o impulso fiscal reduzido poderão influenciar de forma negativa para o crescimento económico angolano em 2023, ficando ligeiramente abaixo do crescimento populacional projectado para o país e que é de 3,1 por cento.