Ligar-se a nós

Sociedade

Governo preocupado com acidentes de trabalho por incumprimento de normas

Publicado

em

O governo angolano está preocupado com os constantes acidentes de trabalho que o Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS) tem estado a registar.

Nos primeiros seis meses deste ano, 12 pessoas perderam a vida nos seus locais de trabalho. A informação foi tornada pública, pelo Secretário de Estado para o Trabalho e Segurança Social, Pedro Filipe, quando apresentava em Luanda, os dados referentes ao ano de 2024.

De acordo com o governante, de Janeiro a junho de 2024 foram registados 946 casos de acidentes de trabalho. Destes, 773 foram classificados como sendo leves, e 171 graves.

Dos casos graves, segundo Pedro Filipe, resultou na morte de 12 pessoas nos respectivos locais de trabalho. Estes acidentes ocorreram, sobretudo pelo facto das empresas em que laboram estes funcionários, não observarem o cumprimento das regras do equipamento de segurança no trabalho.

A construção civil e a mineração,  aparecem no top da tabela, razão pela qual, o Secretário de Estado considera como sendo críticos, pois,  apesar se serem actividades que oferecem risco de vida, os funcionários das empresas destes sectores trabalham sem o equipamento de protecção individual, como capacetes, botas, entre outros.

Chamado a comentar, o consultor jurídico Pedro Silva defende a necessidade de as empresas se preocuparem com a criação de qualidade de condições de trabalho para os seus funcionários, como forma de permitir que os trabalhadores garantam produtividade, competitividade,  e a redução dos acidentes de trabalho nas empresas.

Segundo Pedro Silva, além do aumento da produtividade e da competitividade, a criação de condições de trabalho de qualidade,  reduz o absentismo nas empresas, a diminuição de acidentes de trabalho e de doenças profissionais.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD