Connect with us

Mundo

Governo português vai enviar tanques Leopard 2 para a Ucrânia

Published

on

O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, disse, na madrugada deste sábado, 4, que Portugal vai ceder às Forças Armadas ucranianas tanques Leopard 2 e adiantou que está, neste momento em curso, uma operação logística com a Alemanha para recuperação de alguns carros de combate.

António Costa teceu tais declarações à agência Lusa, no final de uma visita que efectuou à missão militar portuguesa na República Centro Africana, em que também procurou salientar que o envio de tanques para a Ucrânia não colocará em causa a capacidade militar nacional em termos de equipamento.

“Estamos, neste momento, a trabalhar para podermos ter condições de dispensar alguns dos nossos tanques. Sei quantos tanques serão enviados para a Ucrânia, mas isso será anunciado no momento próprio”, afirmou.

De acordo com o primeiro-ministro, Portugal está a trabalhar com a Alemanha para “permitir uma operação logística de fornecimento de peças, tendo em vista concluir a recuperação de alguns dos carros de combate que não estavam operacionais”.