Connect with us

Sociedade

Governo lança sistema para cadastrar comissões e conselhos de moradores

Published

on

O Ministério da Administração do Território (MAT) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) promovem o lançamento do Sistema de Registo e Cadastro das Comissões e Conselhos de Moradores, em cerimónia a decorrer às 09h, desta quarta-feira, 03 de Março de 2021, na Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas, em Luanda.

O lançamento do Sistema de Registo e Cadastro corresponde a um passo decisivo no sentido da revitalização das Comissões e Conselhos de Moradores, enquanto órgãos representativos das comunidades locais e importantes meios de promoção da democracia participativa.

De acordo com comunicado enviado ao Correio da Kianda, trata-se de uma solução tecnológica criada especificamente para possibilitar que o registo e cadastro das Comissões e Conselhos de Moradores seja efectuado de forma célere pelos órgãos da administração local do Estado, designadamente, as Administrações Municipais, de Distritos Urbanos e Comunais.

“Através do novo sistema de registo e cadastro de comissões e conselhos de moradores fica facilitada a padronização e disponibilização dos modelos dos principais tipos de actos praticados por estes organismos, bem como os formulários para a constituição de novas comissões de moradores e para a transformação de actuais comissões de moradores em conselhos de moradores”, diz o comunicado.

A iniciativa surge no quadro da promoção de medidas de estímulo da cultura de participação dos cidadãos na resolução dos problemas da comunidade. Assim, o lançamento do Sistema de Registo e Cadastro servirá, de igual modo, para esclarecer os responsáveis dos Órgãos da Administração Local do Estado sobre o Regime Jurídico das Comissões de Moradores.

A cerimónia será orientada pelo ministro da Administração do Território, Marcy Cláudio Lopes, contando com a presença da Governadora Provincial de Luanda, Joana Lina Ramos Baptista Cândido. Adicionalmente, será testemunhada, com recurso à plataforma digital Zoom, pelos Administradores Municipais, Comunais e de Distritos Urbanos das 18 províncias do país.

Continue Reading
1 Comment

1 Comment

  1. Pedro Henrique

    02/03/2021 at 11:18 am

    Pelo menos este sistema vai tratar da organização e estruturação dos bairros e povoações e o modo de participação e intervenção dos cidadãos e na solução dos problemas da comunidade

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *