Connect with us

Sociedade

Governo lança campanha nacional de limpeza urbana

Published

on

Uma campanha nacional de limpeza e sensibilização denominada “Limpemos Angola”, no âmbito do Dia Mundial da Limpeza, 18 de Setembro, será lançada, neste sábado, no mercado do São Paulo, distrito urbano do Sambizanga, em Luanda, numa iniciativa do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente.

A campanha visa melhorar os cuidados com a higiene do meio, a deposição de resíduos em locais adequados e o seu tratamento, bem como apelar a mudança de comportamento, acções voluntárias de limpeza nas comunidades, com foco no reaproveitamento e a valorização de resíduos no território nacional.

Sob o lema: “Mais limpeza, mais ambiente e mais Saúde”, a campanha acontece num momento de apelo as boas práticas de higiene e saneamento ambiental, como uma das medidas de prevenção contra o coronavírus, dentre outras doenças resultantes da má gestão de resíduos, deficiência no sistema de saneamento e recolha de resíduos que podem levar a morte.

A efeméride celebrou-se pela primeira vez em Sidney, na Austrália, quando um grupo de amigos liderado por Ian Kiernan, organizou uma campanha de limpeza denominada “Limpemos o Porto de Sidney”, que mobilizou cerca de 40 mil pessoas.

Angola aderiu a essa campanha em 1997 e a denominou “Campanha Limpemos Angola”, cujo objectivo é alertar as populações dos potenciais perigos da má deposição ou acumulação de resíduos.

Por Angop