Connect with us

Politica

Governo investe USD 600 milhões no reforço da electricidade na região Sul

Published

on

O Governo vai investir USD 600 milhões no reforço da capacidade e qualidade da electricidade na região Sul do país, em 2022, anunciou esta terça-feira, no Lubango (Huíla), o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges.

Falando à imprensa no final da sua visita à Huíla, que visou constatar os níveis de execução dos projectos em desenvolvimento nos dois sectores, disse estarem avançadas negociações o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e o Reino da Espanha.

Um dos projectos, a ser executado em três anos inclui a construção de uma linha de alta tensão, com 400 quilómetros de extensão (Huambo – Lubango), assim como a desminagem do percurso da ligação, financiada pelo BAD, em 300 milhões de dólares.

A ligação Huambo/Matala tem um custo de 100 milhões de dólares, enquanto a linha Lubango/ Namibe está avaliada entre 70 a 80 milhões de dólares.

O ministro assegurou que a ligação Huambo-Lubango tem o financiamento garantido e aprovado pelo BAD, através de um acordo assinado com o Ministério das Finanças, estando em consultoria para lançamento do concurso público. Participa também no financiamento a AFROMAT.

Para o governante, tais soluções trazem mais disponibilidade de energia para a província da Huíla, associando ao projecto de energia solar perspectivado para ser instalado no município do Caraculo (Namibe), num investimento privado da Sonangol, bem como o da Arimba (Lubango), financiado pela Sonangol e pela TOTAL, com a instalação de parques solares.

A linha Lubango/Namibe tem financiamento aprovado pelo Fundo de Cooperação do Japão, enquanto a Huambo/Matala, que vai levar energia a região mineira da Jamba, é financiada pelo Reino de Espanha.

Por Angop 

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Daniel Sapateiro
Daniel Sapateiro (24)

Economista e Docente Universitário

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (27)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (91)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (22)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania