Sociedade
Governo eleva Missão Adventista do Bongo à categoria de património nacional
A centenária Missão Adventista do Sétimo Dia do Bongo, localizado no município do Longonjo, província do Huambo, foi elevada a Património Histórico e Cultural Nacional, a 15 de Agosto último, segundo o Decreto nº 161/24, assinado pelo ministro da Cultura, Filipe Zau.
O presidente da União Sudoeste de Angola da Igreja Adventista do Sétimo Dia, pastor Manuel Pacheco, disse que a notícia da elevação da Missão do Bongo a Património Histórico e Cultural Nacional foi recebida com júbilo e gratidão pelos fiéis.
O pastor disse ser um privilégio e uma responsabilidade, por ser a prova do reconhecimento do Estado, por tudo quanto as igrejas têm feito pela sociedade, a todos os níveis.
“É um momento histórico, e certifica que a Missão do Bongo criou condições sociais para que todos os cidadãos residentes tivessem as mínimas condições de habitabilidade, e os missionários americanos deram formação a nível da educação, e garantiram a saúde das povoações. Hoje, disse, temos cidadãos formados que prestam serviços à sociedade”, realçou.
Manuel Pacheco revelou ser um quadro forjado na Missão, onde fez o ensino médio de Teologia e aprendeu a ser homem.
O reverendo contou que, para a celebração do centenário da Missão do Bongo, estão a ser realizadas várias actividades nas comunidades.
“A elevação da Missão do Bongo a Património Histórico e Cultural Nacional é um estímulo para continuarmos a pregar o Evangelho e a realizar ações filantrópicas, enquanto parceiros do Estado”, Referiu.