Connect with us

Politica

Governo e professores do ensino superior sem consenso para o fim da greve

Published

on

O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) e o Sindicato dos Professores do Ensino Superior (SINPES) continuam sem acordo para o levantamento da greve, iniciada em Janeiro deste ano.

O secretário de Estado do Ensino Superior, Eugénio da Silva, disse esta quinta-feira à imprensa, à margem de um encontro com representantes das associações dos estudantes, que o reinício das aulas continua sem data, por falta de consenso entre o Ministério e o sindicato dos professores.

Precisou que as reivindicações do Sindicato dos Professores do Ensino Superior (SINPES) relativamente aos salários estão a ser tratadas em sede do Executivo, envolvendo outros ministérios, por seem assuntos relacionados com o fundo salarial e a gestão das carreiras.

“Estamos a aguardar que esse exercício se conclua, por ser uma questão delicada e de fórum financeiro”, esclareceu.

Informou, por outro lado, que o encontro com os estudantes visou a busca de soluções para se ultrapassar as limitações da falta de quadro docente nas instituições e para o acerto do calendário académico face à greve.

Eugénio da Silva disse que manteve, na passada quarta-feira, um encontro com a administração das instituições de ensino superior, em que se recomendou uma gestão local da greve, do calendário académico e de alguns problemas internos das instituições.

Quanto à possível marcha de apoio à classe docente, convocada pelo Movimento de Estudantes de Angola (MEA), vincou que o ministério de tutela não tem qualquer informação sobre isso.

 

C/ Angop

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *