Connect with us

África

Governo dos EUA preocupado com conflitos pós-eleitorais em Moçambique

Published

on

Num comunicado de imprensa divulgado esta terça-feira, 23, o Governo dos Estados Unidos da América mostrou-se preocupado com o anúncio do Conselho Constitucional de Moçambique sobre as eleições nacionais de 09 de Outubro, confirmando a vitória de Daniel Chapo, da Frelimo.

“Organizações da sociedade civil, partidos políticos, a mídia e observadores internacionais, incluindo os dos Estados Unidos, citaram irregularidades significativas no processo de tabulação, bem como preocupações sobre a falta de transparência durante todo o período eleitoral”, lê-se na nota.

O Governo de Joe Biden, apelou “a todas as partes interessadas para que se abstenham da violência e se envolvam em colaboração significativa para restaurar a paz e promover a unidade”.

Desde as eleições, há pouco mais de dois meses, Moçambique tem passado por uma onda de protestos violentos que já vitimaram mais de cem pessoas, bem como deixou um rastro de destruição nas principais cidade do país.

Os EUA instaram também que “os responsáveis ​​por violações de direitos humanos, incluindo o assassinato de manifestantes e funcionários do partido e o uso excessivo de força pelas forças de segurança, devem ser responsabilizados”.

“Os moçambicanos merecem eleições livres de violência e que reflitam a vontade do povo. Os Estados Unidos exortam todas as partes interessadas a se comprometerem com reformas eleitorais e institucionais sérias para garantir o futuro de Moçambique como uma genuína democracia multipartidária”, conclui o comunicado ao qual o Correio da Kianda teve acesso.

Comunicação Integrada | Jornalismo | Tecnologias | Redes Sociais | Geopolítica | África | Inteligência Artificial

Radio Correio Kianda




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD