Mundo
Governo do Uganda precisa ouvir manifestantes, diz especialista
O especialista em relações internacionais, Mário Gerson afirmou, esta sexta-feira, que é necessário ouvir os manifestantes do Uganda.
Falando ao espaço “Visão Global”, Mário reconhece o direito a libertação de manifestação dos cidadãos daquele país, mas entende que “confusão” não resolve os problemas que afligem, fundamentalmente a juventude.
O perito apela ao Estado ugandês a solucionar e atender às reivindicações dos manifestantes. Gerson disse ainda que a não solução destes problemas contribuem para fuga de cérebro para países europeus.
Nesta quinta-feira, o presidente ugandês felicitou as forças de segurança pelas dezenas de detenções durante as manifestações anticorrupção de terça-feira em Kampala e afirmou que os manifestantes estavam a “planear coisas muito más”.
Os protestos de terça-feira foram organizados por um movimento civil, que espera imitar os esforços da população do vizinho Quénia, cuja acção nas ruas obrigou recentemente o Presidente, William Ruto, a demitir quase todo o seu gabinete na sequência de uma oposição generalizada a uma controversa proposta orçamental.