Politica
Governo do Cuanza Norte reconhece uso excessivo da força enquanto UNITA exige responsabilização dos autores
O Governador Provincial do Cuanza Norte, João Diogo Gaspar, recebeu em audiência esta segunda-feira, 17, uma delegação do Grupo Parlamentar da UNITA, para contactos com as autoridades locais na sequência das denúncias de assassinatos de camponesas nas suas lavras, e que motivaram no domingo as manifestações que resultaram na detenção de dois deputados do Galo Negro naquela região do país.
O Presidente do Grupo Parlamentar da UNITA mostrou-se indignado com as detenções dos deputados que assegura que de forma pacífica e ordeira se juntaram a sociedade civil local que se manifestava contra os assassinatos.
Liberty Chiyaka defendeu responsabilização civil e criminal contra os autores das detenções que caracteriza como ilegal pelo facto de os parlamentares gozarem de imunidades enquanto órgão de soberania.
O deputado avançou que houve durante o encontro com Governo Provincial, o reconhecimento de falta de comunicação e de uso excessivo da força por parte da Polícia Nacional e que as autoridades.
Liberty Chiyaka mostrou-se igualmente solidário as famílias das vítimas assassinadas nas lavras, bem como aos populares que aderiram a manifestação.