Connect with us

Politica

Governo do Bié apela aos jovens a apostarem na formação e capacitação individual

Published

on

O apelo foi feito nesta segunda-feira, 05, pelo director do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, Nelson Mukhuta Calumbo Quinta, durante o acto de abertura da jornada “Abril Jovem”, que visa incentivar os jovens a apostarem na formação e capacitação continuada, explorando as suas habilidades e valorizando o potencial de cada um.

“É necessário fortalecer no seio da juventude valores positivos que concorrem para uma sociedade mas atractiva e harmoniosa, onde a valorização da cultura, o amor ao próximo, a colaboração e o empreendedorismo são vistos como a base para a caminhada colectiva rumo a um futuro melhor”, disse.

O acto se enquadra na jornada comemorativa alusiva ao Dia 14 de Abril, consagrado como Dia Nacional da Juventude,  presidido pelo vice-governador para o Sector Político, Social e Económico, António Manuel: “convidamos os jovens presentes a trabalharem muito para que Angola seja um país desenvolvido, com uma economia forte e diversificada, que satisfaça as nossas populações”.

António Manuel salientou que a paz tem permitido ao Executivo angolano e, em particular, ao Governo da Província do Bié, a “cumprir de forma árdua e abnegada a tarefa simultânea da reconstrução, reconciliação e desenvolvimento nacional e a juventude acaba sendo os principais beneficiários”.

O governante fez lembrar a juventude, uma vez que “estamos em simultâneo a celebrar o Mês da Paz, os ganhos que a província têm vindo a beneficiar, com destaque ao novo ramal do Caminho-de-Ferro de Benguela, a reconstrução das sedes municipais e comunais, a Centralidade Horizonte do Cuito, um projecto habitacional que alberga, maioritariamente, os jovens, a imponente infra-estrutura do Aeroporto Joaquim Capango, a Mediateca Abel Abraão, a expansão da rede eléctrica e água potável e as quatro unidades de ensino superior”.

O governante frisou que vai juntar-se aos esforços do Governo, dentro de três meses, uma das maiores universidades do mundo, a  Universidade Internacional do Cuanza, que depois de concluída vai albergar 12.000 estudantes.

“O sector da Saúde. a par da Educação é um dos sectores que cresceu com o advento da paz, contando, actualmente, com 179 unidades sanitárias com maior destaque para a construção do Hospital Geral Dr. Walter Strangway”, acrescentou.

O governante recordou ainda aos jovens, sobre o Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), como uma mola impulsionadora para o desenvolvimento sócio-económico da província, que confere uma carteira com 185 projectos e acções com destaque para a construção de 50 Escolas de 7, 10, 12 e 20 salas de aulas para um Universo de 450 salas, que irão acomodar mais de 50.000 alunos, construção, ampliação, requalificação e apetrechamento do Hospital Provincial do Bié, Hospital Missionário do Vouga, Hospitais Municipais do Andulo, Chinguar, Catabola e Nharêa, para um Universo de 600 novas camas de internamento o que irá conferir maior dignidade e acomodação aos pacientes.

Estão ainda em construção no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios, 17 pontes e a terraplanagem de 900 quilómetros de estradas e a asfaltagem de 85 quilómetros das sedes municipais do Cuito, Chitembo, Cunhinga, Cuemba, Catabola e Camacupa, empreitadas que muitos jovens encontraram o seu primeiro emprego.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Daniel Sapateiro
Daniel Sapateiro (30)

Economista e Docente Universitário

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (27)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (91)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (23)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania