Connect with us

País

Governo disponibiliza mais de sete mil bolsas de Estudo internas

Published

on

Sete mil e 500 bolsas de estudo internas serão disponibilizadas neste ano, pelo Executivo, anunciou, esta terça-feira, em Luanda, o secretário de Estado para o Ensino Superior, Eugénio Silva.

Trata-se de seis mil bolsas de estudos internas para graduação e mil e 500 bolsas para pós-graduação.

Eugénio Silva divulgou estes dados à ANGOP no final do encontro que manteve com o INAGBE e gestores de algumas instituições de ensino superior públicas e privadas.

O país conta, actualmente, com 21 mil bolseiros internos.

Em relação ao encontro, adiantou que analisar os problemas que ocasionaram o atraso na validação das bolsas de estudos de alguns estudantes e, consequentemente, encontrar soluções para minimizar o feito negativo causado aos discentes.

Eugénio Silva garantiu que nos próximos 15 dias será regularizada a situação dos atrasados das bilsas internas.

Aclarou que alegadas questões internas das instituições impediram a renovação das bolsas de mais 500 estudantes.

Por sua vez o director do Instituto Nacional de Bolsas de Estudos (INAGRE), Milton Chivala, sem mencionar os nomes, referiu haver três instituições em situação preocupante, pois têm o maior número de estudantes cujas bolsas ainda não foram validadas.

Lembrou que o processo de validação e renovação deveria estar terminado em Dezembro de 2021, mas que por várias razões prevê-se concluir apenas nos próximos dias.

 

C/ Angop