Connect with us

Sociedade

Governo deve priorizar sistema primário de saúde, diz presidente do Sindicato dos Médicos

Published

on

O presidente do Sindicato Nacional dos Médicos, Adriano Manuel, disse ser importante que o governo olhe primeiramente para o sistema primário de saúde, de forma a diminuir as enchentes nas grandes unidades sanitárias.

O profissional respondia assim ao anúncio sobre a requalificação do Hospital do Prenda, que, segundo o mesmo, “não é prioritária”.

O médico pediatra recordou, por outro lado, a morte de 19 crianças, num só dia no Hospital Pediátrico David Bernardino. Na altura, o médico havia sido afastado das suas funções e acusado de quebrar o sigilo profissional.

Por seu turno, o Secretário Provincial do Sindicato dos Médicos, Miguel Sebastião, afirma que no país existem vários hospitais que apresentam péssimas condições e que deviam ser priorizados.

De recordar que o Presidente da República, João Lourenço, autorizou despesa no valor de cinco mil e setecentos milhões de kwanzas para a requalificação do Hospital do Prenda.

A requalificação prevê aumentar a capacidade e qualidade dos serviços prestados à população, bem como o aumento da capacidade de 250 para 350 camas, e a melhoria de vários serviços essenciais.

Colunistas