Connect with us

Politica

Governo defende melhoria da qualidade dos produtos nacionais para integrar mercados comuns

Published

on

O Secretário de Estado para a Indústria, Ivan Magalhães do Prado, considera urgente a melhoria da qualidade dos produtos nacionais para o país conseguir integrar os mercados comuns.

O responsável defendeu a ideia na abertura de um workshop realizado, nesta quinta-feira, 12, na Escola Nacional da Administração de Políticas Públicas (ENAPP), pelo Instituto Angolano de Acreditação, para assinalar o Dia Mundial da Qualidade, celebrado este ano sob o lema “Criando valor para o cliente”.

O Secretário de Estado para a Indústria defendeu a necessidade de se testar os bens e serviços postos à disposição da população, seguindo normas e regulamentos técnicos.

Para o governante, os produtos devem “ser testados em laboratórios capacitados e reconhecidos e ter um mercado que produz e consome produtos conforme e com a qualidade necessárias, contribuindo assim, para a educação e a cultura para a qualidade, para um ambiente de confiança, criando vectores para a sustentabilidade, competitividade, comparabilidade e bem-estar”.

Em relação à data, Ivan do Prado disse que deve ser aproveitada para se reflectir sobre os melhores e possíveis modelos para uma melhor e efectiva coordenação das infra-estruturas da qualidade, que possam atender os desafios que se impõem e melhorar, de forma progressiva, a qualidade dos produtos de origem nacional.

Segundo o Secretário de Estado, a intenção, com a melhoria da qualidade dos produtos, é a substituição das importações, a entrada de Angola nos mercados comuns, bem como do fomento das exportações.

A directora do Instituto Angolano de Acreditação (IAAC), Olga Afonso, disse que a realização da Semana Nacional da Qualidade (SENAQ) 2020 visou juntar os diferentes actores do sector e afins para debater sobre a “qualidade dos produtos nacionais, escoamento e exigências técnicas para exportar, sendo que tudo isso concorre para a satisfação do cliente”.

Olga Afonso referiu que a Semana Nacional da Qualidade incluiu a realização, nos dias 9 e 10, de seminário dirigido aos funcionários do sector da Indústria e Comércio e versou sobre as infra-estruturas da qualidade, visando informar e despertar o interesse dos participantes para as matérias sobre a qualidade, sistema de gestão e Auditoria,

O workshop esteve dividido em três painéis, tendo sido abordados três temas em cada um deles: O papel do Laboratório Nacional de Qualidade (LANCOQ) na qualidade dos produtos consumidos, a Internacionalização da produção nacional – normas, qualidade e exigência técnicas para exportar e Serviços de licenciamento comercial – modernização, qualidade e melhorias foram os temas do primeiro painel. No segundo painel, os participantes abordaram temas à volta da qualidade de produtos, ao passo que as questões de garantia da qualidade constituíram o terceiro painel.

A Semana Nacional da Qualidade foi instituída em 2017, ao abrigo das comemorações do Dia Mundial da Qualidade, que se comemora todos os anos, na segunda quinta-feira do mês de Novembro, desde 1990, instituída pela organização das Nações Unidas.