Connect with us

País

Governo decreta Luto Nacional de Cinco dias pela Morte de JES

Published

on

O Governo angolano decretou, hoje, 08, luto Nacional pela morte do Ex-Presidente da República, José Eduardo dos Santos, por um periodo de cinco dias a contar a partir da meia noite deste sábado, 9.

No documento, José Eduardo dos Santos é descrito como “uma figura ímpar da Pátria Angolana, à qual se dedicou desde muito cedo, tendo tido relevante participação na luta contra a colonização, na conquista da Independëncia Nacional, na consolidação da Nação Angolana, na sua afirmação no contexto das Nações, na conquista da Paz e reconstrução e reconciliação nacionais”.

O objectivo é “homenagear condignamente a sua figura, a sua obra, os seus teitos e o seu legado ao serviço da pátria”.

Durante os cinco dias de Luto Nacional, a Bandeira Nacional vai manter-se em meia haste, e ficam suspensas todas as actividades de manifestação pública a nivel do país e também nas embaixadas e consulados de Angola no exterior.

Em função do decreto, o MPLA, seu partido, anunciou o cancelamento da sua actividade de massas, agendada para este sàbado no município do Kilamba Kiaxi.
Os Partidos UNITA, FNLA e a Coligação CASA CE, que também agendaram actos de massa para este sabado ainda não reagiram.

No governo, o Ministério dos Transportes já cancelou o acto inaugural do projecto de desenvolvimento Integrado da Barra do Dande, que estava agendado para Segunda-feira, 11, na provincia do Bengo.

O MPLA, seu partido desde os anos 50, e que viria a Presidir de Setembro de 1979, em substituição de António Agostinho Neto, à Dezembro de 2017, quando deixou lugar ao seu successor, João Lourenço, já orientou o cancelamento das actividades políticas que estavam agendadas em todo o país nos dias do Luto Nacional.

José Eduardo dos Santos nasceu a 28 de Agosto de 1942 e foi Presidente da República de Angola de 1979 a 2017, quando foi substituido por João Lourenço, depois deste ganhar as eleições Gerais daquele ano como cabeça de lista do MPLA.

Colunistas