Sociedade
Governo de Malanje garante não ter dívidas com fornecedores de medicamentos
O Governo Provincial de Malanje garante não ter dívidas com qualquer empresa contratada para aquisição e fornecimento de medicamentos e equipamentos hospitalares às diferentes unidades sanitárias locais, nos últimos seis meses do corrente ano.
Reagindo em conferência de imprensa, o vice-governador para o Sector Político Social e Económico, desmentiu as informações postas a circular nas redes sociais sobre alegados incumprimentos das obrigações contratuais por parte Governo junto das entidades prestadoras de serviço.
Franco Mufinda explicou que além da Central de Compras e Aprovisionamento de Medicamentos e Meios Médicos de Angola (CECOMA) existem, também, unidades com autonomia financeira e administrativa que adquirem medicamentos e equipamentos para o stock das respectivas farmácias internas.
Avançou que mensalmente são mobilizados 356 milhões de Kwanzas para a aquisição de medicamentos diversos para as unidades sanitárias de todos os municípios.
Além dos 800 kits de remédios em distribuição, o responsável garantiu que o Depósito de Medicamentos dispõe de mais de 150 kits, que se encontram em stock e 76 outros estão a ser transportados para a província.
O vice-governador afirmou ainda que quantos aos hospitais provinciais, no exercício da compra agrupada, foram até ao momento aplicados cerca de 141 milhões de kwanzas para a base das necessidades de cada uma das unidades.