Ligar-se a nós

Politica

Governo cria Programa Nacional de Emprego para reduzir taxa de desemprego juvenil

Publicado

em

O governo angolano vai, em 2023, criar um Programa Nacional de Emprego, com vista a dar resposta às necessidades da juventude e reduzir o índice de desemprego que atinge, principalmente, essa camada da sociedade no país.

O anúncio foi feito pela ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Dias, quando falava a imprensa, à margem da cerimónia de cumprimentos de final de ano, nesta sexta-feira, 30 de Dezembro.

Na ocasião, a governante disse que “em 2023, queremos dar continuidade aos projectos, sobretudo, da empregabilidade. Pretendemos consolidar o Programa Nacional de Emprego, que dará um grande impacto no domínio da empregabilidade”, tendo defendido, por outro lado, uma melhor coordenação das acções de empreendedorismo para que os resultados finais sejam uma mais valia para a juventude.

O alargamento da base da segurança social é outro projecto em carteira para 2023, com vista a beneficiar as pessoas mais desfavorecidas. Para o cumprimento deste desafio, Teresa Rodrigues Dias referiu que está em curso um estudo através do qual se pretende inserir a classe dos desfavorecidos no sistema de protecção social.

Angola tem uma densidade populacional estimada em mais de 33 milhões de habitantes, sendo que, mais da metade deste número é de jovem. A taxa de desemprego está fixada, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatítista, em 30%. Entretanto, um outro estudo, divulgado em 2022, dá conta de que apenas 82% da população angolana tem um emprego formal.

O INE, estratifica, na Folha de Informação Rápida, referente ao IIIº Trimestre de 2022, os jovens desempregados em três subgrupos. População jovem com 15 ou mais anos 30% estão no desemprego.




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD