Economia
Governo cria plataforma para facilitar comércio externo angolano
Angola conta, desde esta segunda-feira, 15, com uma nova plataforma ao serviço do comércio externo, com vista a simplificar os processos de importação de bens.
Trata-se da Plataforma Integrada do Comércio Externo (PICE), um serviço digital que passa a harmonizar o processo administrativo, de forma transversal, para atender a todas a entidades num só fluxo.
A primeira apresentação formal da PICE foi dirigida aos membros do Comité Nacional de Facilitação do Comércio (CNFC) e representantes das associações empresariais, durante do conselho de direcção do Ministério da Indústria e Comércio, nesta terça-feira, 16, em Luanda e visou demonstrar o modo de funcionamento e interacção da plataforma.
A equipa técnica que trabalhou na sua criação, traçou um cronograma com vista a divulgação e testagem da ferramenta com o objectivo de conformá-la às necessidades reais dos operadores.
As acções concretas da implementação vão incluir acções de formação aos despachantes e importadores. Passagem do pré-licenciamento ao SICOX, finalização de procedimentos para os importadores e despachantes, entre outras acções.
A concretização da implementação da PICE, desenvolvida totalmente por técnicos angolanos, é assim mais uma acção concreta do Comité Nacional de Facilitação do Comércio e está alinhada a estratégia do Executivo nos esforços para a melhoria do ambiente de negócios e alterar a posição de Angola nos índices de avaliação internacionais sobre a matéria.
Uma nova versão do SICOX está igualmente em desenvolvimento e em será apresentada em breve.
O referido serviço pode ser acedido na Internet, através do link: www.pice.gov.ao.