Ligar-se a nós

Mundo

Governo chinês diz que “jamais aceitará” tarifa de 104% de Trump

Publicado

em

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês disse esta quarta-feira, 09, que a China jamais aceitará as tarifas de 104% impostas por Donald Trump sobre as importações chinesas.

“Os Estados Unidos continuam impondo tarifas arbitrárias à China e exercendo pressão extrema implacavelmente. A China se opõe firmemente e jamais aceitará tal comportamento dominador e intimidador”, avançou Lin Jian, hoje, data prevista para a nova tarifa entrar em vigor.

Prometeu, igualmente, que o seu Governo vai tomar “medidas resolutas e eficazes” para defender os seus direitos e interesses.

“Se os EUA desconsiderarem os interesses de ambos os países e da comunidade internacional e insistirem em travar uma guerra tarifária e comercial, a China lutará até o fim”, garantiu.

As tarifas norte-americanas sobre as importações chinesas deveriam aumentar 34% nesta quarta-feira, como parte do pacote de tarifas “recíprocas” de Trump. Entretanto, o presidente dos EUA acrescentou mais 50% depois que Pequim não recuou em sua promessa de impor tarifas retaliatórias de 34% sobre produtos americanos até o meio-dia desta terça-feira, 08.

Contudo, antes da última rodada de escalada, o presidente norte-americano já havia anunciado impostos de 20% à China desde o seu retorno à Casa Branca.

“O direito legítimo do povo chinês ao desenvolvimento não pode ser privado, e a soberania, a segurança e os interesses de desenvolvimento da China não podem ser violados”, disse Lin, sem, no entanto, avançar quais seriam essas medidas retaliatórias imediatas.




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD