Mundo
Governo Biden anuncia descida “histórica” no preço de medicamentos para idosos
O presidente e a vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden e Kamala Harris, anunciaram hoje em comunicado uma descida “histórica” no preço de dez medicamentos para idosos, a poucos meses das eleições nos Estados Unidos.
Este acordo, resultante de negociações sem precedentes entre o sistema federal de seguro de saúde para idosos e os laboratórios, permitirá poupanças de 1,5 mil milhões de dólares para os beneficiários e de seis mil milhões de dólares para os contribuintes no primeiro ano, de acordo com a Casa Branca.
Os preços recentemente negociados terão impacto no preço dos medicamentos utilizados por milhões de norte-americanos mais velhos para ajudar a controlar a diabetes, o cancro do sangue e a prevenir a insuficiência cardíaca ou coágulos sanguíneos.
Segundo a agência Associated Press, trata-se de um acordo histórico para o programa Medicare, que oferece cobertura de saúde a mais de 67 milhões de idosos e deficientes.
Durante décadas, o governo federal esteve proibido de negociar com as empresas farmacêuticas o preço dos seus medicamentos, apesar de ser um processo de rotina para as seguradoras privadas.