Connect with us

País

Governo assina contrato de 180 milhões de euros com franceses para modernizar INAMET

Published

on

O Governo vai gastar 180 milhões de euros na modernização, em quatro anos, do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (Inamet), processo que será conduzido por uma agência francesa.

Em causa está o programa de modernização do Inamet, aprovado por decreto presidencial de 11 de abril, considerado pelo Governo angolano como essencial ao suporte a vários setores, como a proteção civil, agricultura, ambiente, pescas e petróleos, entre outros.

Será financiado, em duas fases – a primeira das quais avaliada em 60 milhões de euros -, pelo Banco Societé Générale, cabendo ao instituto público Météo Française Internationale (MFI) conduzir o processo e fornecer os equipamentos e o software necessários.

Em concreto, entre outros projetos, o programa de modernização envolve a instalação, em todo o território angolano, de 32 Estações Meteorológicas Automáticas, das quais 16 com observador – e respetiva casa -, e outras 16 sem observador, visando desta forma ´melhorar a capacidade de previsão´ do Inamet, com ´dados fiáveis e em tempo real´, conforme define o contrato.

Incluiu a montagem de um sistema de TV, a disponibilizar dados do Inamet diretamente para apresentação diária em três canais de televisão angolana.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *