Sociedade
Governo aprova aumento da tarifa da água em 150%
O governo angolano aprovou este mês por decreto aumentos de até 150% nas tarifas de água potável em todo o país e nas sete categorias tarifárias.
Contrariamente ao previsto na lei a Associação Angolana dos Direitos do Consumidor – AADIC – não foi sequer consultada, mas insurge-se contra este aumento, quando o “consumidor está cada vez mais pobre, os salários mantêm-se estáticos e a inflação aumenta”, como refere Diógenes Oliveira presidente da AADIC.
O salário mínimo em Angola ronda os 25/28 mil kwanzas e um bidão de 20 litros de água que custa actualmente 150 kwanzas passará a custar 300, segundo este dirigente.
A tarifa Girafa aplicada a milhares de famílias que não têm acesso à rede de distribuição pública subirá de 88%, enquanto a tarifa aplicada aos chafarizes quer servem as populações mais pobres sofrerá aumento de 150%.
A água será o primeiro bem a aumentar de preço, mas o orçamento geral do Estado para 2018 prevê o ajustamento de bens e serviços com preços até agora fixos, como transportes, energia e telecomunicações que deverão aumentar ainda este ano.