Connect with us

Politica

Governo anuncia abertura de quatro novas missões diplomáticas na Ásia

Published

on

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, anunciou esta quinta-feira, 11, em Luanda, abertura, em 2024, de quatro novas missões diplomáticas no continente asiático.

Tratam-se de representações diplomáticas na Austrália, Indonésia, Filipinas e em Timor-Leste, que serão abertas pelo governo angolano neste ano de 2024.

O ministro Téte António, que falava na cerimónia de cumprimentos de ano novo dirigido aos quadro do seu departamento ministerial, apontou este objectivo, como estando no leque de programas a serem realizados este ano, no quadro da diplomacia.

Para o ministro, a abertura das embaixadas naqueles quatro países visa alargar a posição de Angola no continente asiático.

Relativamente, a Comunidade Angolana no Exterior, Téte António comprometeu-se em continuar a aprimorar o trabalho com a diáspora, dotando os Consulados com meios Técnicos adequados às exigências da actividade que desempenham.

“Esforços estão a ser envidados no sentido de alargar o processo de emissão de Bilhetes de Identidade para mais países em colaboração com o Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos com vista a reforçar a acção do movimento associativo no seio da comunidade para melhorar o acesso aos documentos de identificação nacional ao cidadão angolano no estrangeiro”, referiu.

A nível da vida interna do departamento ministerial, o governante anunciou, para 2024, a actualização dos procedimentos administrativos, financeiros, patrimoniais e de Recursos Humanos para a implementação de algumas reformas internas.

Entre os apontados, destaque para a continuação do processo de regularização das categorias dos funcionários, tanto da carreira geral como da carreira especial; o aprimoramento do processo de rotação; o Combate à prática incorrecta e decorrente, de alguns Chefes de missões diplomáticas e consulares que no âmbito da rotação preferem trabalhar com certos funcionários da sua conveniência preterindo outros o que prejudica o desenvolvimento profissional dos últimos.

Anunciou ainda à revisão do sistema de carregamento dos cartões de compras para permitir maior flexibilidade dos usuários e Continuar as démarches juntos dos bancos comerciais com vista à obtenção de facilidades ao crédito pessoal, bem como melhorar as condições de trabalho dos funcionários.