Connect with us

Economia

Governo adjudica Terminal Multiusos do Porto de Luanda por USD 440 milhões 

Published

on

O Governo aprovou o relatório final do concurso público internacional para a concessão do Terminal Multiusos do Porto de Luanda, à multinacional DP World Ltd. Uma transacção avaliada em 440 milhões de dólares americanos.

O negócio, sob a responsabilidade do Ministério dos Transportes, prevê que o período da concessão represente um milhão de dólares e que no acto de assinatura do contrato de concessão seja pago o montante de 150 milhões de dólares.

O comunicado do Ministério dos Transportes enviado à redacção do Correio da Kianda, nesta quarta-feira, 23, refere ainda que a execução de um plano de investimentos num valor superior a USD 190 milhões será realizado ao longo dos 20 anos da concessão, onde mais de 70% serão efectuados com recurso a incorporação nacional .

O referido negócio contempla a reabilitação da infra-estrutura física do cais do Terminal Multiusos e a realização de obras civis necessárias para implementar um novo plano de planta do TMU.

Entretanto, o contrato salvaguarda a manutenção dos postos de trabalho aos trabalhadores afectos ao terminal e a implementação de um plano de treinamento e formação, visando, em especial, a garantia de formação e capacitação dos trabalhadores angolanos afectos ao terminal, bem como a inserção de quadros angolanos de nível médio e superior nas diferentes áreas da futura concessionária e na estrutura de decisão da mesma.

Outra vantagem do contrato constante no relatório é a proposta de reabilitação e aquisição de equipamentos para permitir a transição da operação do TMU para uma operação alicerçada em gruas RTG, alinhadas às práticas internacionais, bem como a criação de uma plataforma logística externa que permitirá atingir um volume de tráfego objectivo de 700.000 TEUS/ano, suportado por um moderno sistema de gestão portuário.

O Concurso Público Internacional para a Concessão do Terminal Multiusos do Porto de Luanda (TMU), em regime de serviço público, foi lançado a 16 de Dezembro de 2019, na sequência do Despacho Presidencial Nº 164/19 de 27 de Setembro de 2019, com o objectivo de promover o desenvolvimento e a melhoria da eficiência da actividade portuária, através da selecção de um operador privado de referência mundial.

O Terminal Multiusos do Porto de Luanda é uma infra-estrutura portuária que se dedica à operação simultânea de carga geral e contentores. Possui um cais de 610 metros, com uma profundidade de 12,5 metros e conta com uma área de 181.070 metros quadrados com capacidade para movimentar 2.6 milhões de toneladas por ano.