Connect with us

Tecnologia

Governança da Internet em Angola discutida esta quinta-feira em fórum

Published

on

Numa promoção do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, através do Instituto Nacional de Fomento da Sociedade da Informação (INFOSI), realiza-se esta quinta-feira, 22 de Fevereiro de 2024, o primeiro fórum de Governança da Internet em Angola.

Com início às 8 horas, no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda, a organização do evento justifica a criação de um fórum de governança da internet em Angola, pela importância da internet na sociedade moderna, com benefícios que vão desde o desenvolvimento económico até à protecção dos direitos e liberdades dos cidadãos.

A governança da internet é considerada essencial para a garantia de que a Internet continue a ser uma ferramenta valiosa para a humanidade, promovendo o desenvolvimento económico, a liberdade de expressão e a colaboração global.

Sob o lema “Promover a Harmonia Digital e Responsabilidade Online”, o 1º Fórum de Governança da Internet em Angola, irá reflectir sobre a importância da Internet na sociedade moderna e uso responsável e inclusivo.

“A governança da internet” refere-se ao processo de estabelecimento de regras, regulamentações, políticas e princípios que orientam o uso, desenvolvimento e administração da Internet à escala global, regional e nacional.

Temas em discussão

Distribuídos em vários painéis temáticos, 17 oradores nacionais e estrangeiros, irão debitar subsídios em torno dos objectivos e lema do evento. Assim, ao longo do dia 22 de Fevereiro, serão feitas abordagens em torno de temas como “a importância da Internet na Sociedade moderna, e a promoção do uso responsável e inclusivo da Internet; Regulação e Cooperação na Governança da Internet; Estratégias de Marketing Digital; A Internet e as Infraestruturas de Comunicação em Angola”.

O comunicado de imprensa do INFOSI, enviado ao Correio da Kianda, salienta que o 1º Fórum de Governança da Internet em Angola, conta com o apoio institucional do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), bem como de várias instituições parceiras, estando previsto, para abertura do evento, a intervenção do Eng.º Mário Oliveira, ministro do MINTTICS.