Connect with us

Politica

Governadores e vice-governadores em formação sobre alta liderança

Published

on

Os governadores e vice-governadores provinciais participam desde ontem, sexta-feira, 21, em uma acção formativa de alta liderança promovida pelo Ministério da Administração do Território, na Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (ENAPP). Realizada à distância, visa permitir um exercício mais eficaz e eficiente.

A abertura da formação foi feita pelo ministro da Administração do Território, Marcy Lopes, que durante seu discurso salientou que os formandos possuírem já formação em matérias de governação pública, nunca é demais associar às mesmas outras ferramentas e conhecimentos que possam permitir a troca de experiência e formação de novas capacidades.

O governante também referiu que “as ferramentas a serem ministradas na formação permitem aos formandos ter capacidade para melhorar o trabalho realizado pelos governantes no dia-a-dia, em prol da melhoria das condições de vida das populações”.

Marcy Lopes lembrou aos participantes que, “o objectivo de qualquer servidor público é servir as pessoas e o país, bem como realizar tudo o que estiver ao nosso alcance para a satisfação das necessidades colectivas e dos interesses das pessoas”.

São também objectivos deste evento, que se estende até dia 16 de Outubro, materializar o Plano Nacional de Quadros da Administração Local do Estado, a valorização dos recursos humanos, melhoria da governação para proporcionar a imagem de eficiência e transparência, bem como facilitar o desenvolvimento de conhecimentos e competências adequadas ao exercício de funções dos responsáveis da Administração Local do Estado.

“Garantir que cada um dos formandos tenha, no final, capacidade de apreender novos conhecimentos e ter utensílio para exercer o seu papel de modo mais eficiente e eficaz e mais produtivo, usando as plataformas tecnológicas à disposição hoje, em contexto da covid-19”, disse.

O ministro da Administração do Território deu a conhecer que nesta primeira fase, ministrado pelo docente universitário, José Octávio Serra Van-Dúnem, o seminário é destinado aos governadores e vice-governadores provinciais, mas, futuramente, será extensivo a outros grupos, mas sempre com o sentido único de garantir excelência na capacitação dos perfis dos servidores públicos.