Connect with us

Politica

Governador do Namibe quer apostar na formação técnica da juventude

Published

on

O governador da província do Namibe, Archer Mangueira, reiterou, nesta segunda- feira, 4,  a aposta do seu Governo na reformulação do Programa de Desenvolvimento Local e de Combate à Pobreza, incidindo a sua acção no desenvolvimento rural e na promoção do auto-emprego.

Archer Mangueira fez este anúncio, ao intervir no acto central do Dia dos Mártires da Repressão Colonial, assinalado ontem. Disse que “no domínio das políticas activas de emprego,  um dos objectivos mais importantes para o Namibe, ao longo deste ano, será a aposta na formação técnica da juventude”.

O governante também garante que as autoridades da província, nos próximos meses, vão colocar ao serviço das populações equipamentos muito importantes nos domínios da educação, da saúde, do saneamento básico e na resselagem das vias do casco urbano de Moçâmedes e Tômbwa.

Archer Mangueira afirmou que o seu pelouro vai continuar a dar prioridade aos projectos de reabilitação de vias de comunicação com financiamento assegurado.

Sobre o fornecimento de energia eléctrica, o governante frisou que as instituições vocacionadas estão a criar condições para responder às necessidades de geração e distribuição de energia para o Tômbwa e para melhorar a iluminação pública em Moçâmedes.

O governador garantiu apoio à actividade produtiva, com destaque para os sectores das pescas, agro-pecuária, mineiro, não-petrolífero e na pequena indústria.

Quanto à actividade turística, o responsável informou que dada a sua importância para a economia da província e do país, o Governo definiu como meta a atingir ao longo deste ano a restruturação e dinamização do sector do turismo e da promoção cultural.

“Inscrevemos ainda nos nossos objectivos a facilitação da vida do cidadão, com a desburocratização do serviço público e a intensificação do trabalho de proximidade por via da promoção da actividade cívica junto das comunidades”, acrescentou.