Connect with us

Politica

Governador do Moxico-Leste quer contar com todos para desenvolvimento da nova província

Published

on

Foi institucionalizado oficialmente o Governo Provincial do Moxico-Leste, nesta segunda-feira, 30.

O acto foi encabeçado pelo Ministro da Administração do Território, numa comitiva que integrou outros membros do Executivo Central, dando cumprimento a Nova Divisão Político-Administrativa do país.

Na ocasião, Dionísio da Fonseca apresentou Crispiniano dos Santos, 39 anos, como governador estreante da nova província no leste de Angola, e pediu colaboração dos populares locais na prossecução dos desafios que têm pela frente.

Durante o evento, Crispiniano dos Santos destacou a sua visão para a nova província: “o Moxico-Leste representa uma oportunidade única de crescimento, e o nosso compromisso será com a melhoria da qualidade de vida das populações, a valorização dos recursos locais e o fortalecimento das infraestruturas essenciais para o desenvolvimento”, disse.

Já, o Governador do Moxico, Ernesto Muangala, reiterou a sua disposição em apoiar o governo do Moxico-Leste, à semelhança das restantes províncias da região.

Por seu turno, a Rainha Nhacatolo Ngambo, abençoou e prometeu dar todo apoio ao governador daquele novo ente territorial.

O Governador do Moxico-Leste prometeu encetar diálogo, bem como trabalhar com todos. Crispiniano dos Santos, disse que foram lançadas as bases para o desenvolvimento daquela província e que os resultados poderão depender da contribuição de igrejas, autoridades tradicionais e partidos políticos, para encontrar soluções de cada problema.

Sobre o Moxico-Leste

Criada em Setembro de 2024, a província do Moxico-Leste é composta por nove municípios, incluindo Cazombo, Cameia e Luau, e possui um vasto potencial agrícola, mineral e turístico.

A sua criação simboliza o compromisso do Governo em aproximar a administração das comunidades e atender às especificidades regionais e está enquadrado na Nova Divisão Político-administrativa do país.

Com este acto, Angola passa agora a contar com 21 províncias, depois de Icolo e Bengo, Cuando e Moxico Leste.

Com Manuel Camalata

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD