Connect with us

Mundo

“Golpes em África são tentativas dos militares de salvar os seus países” – Mamadi Doumbouya

Published

on

A afirmação é do presidente interino da Guiné Conacri, Mamadi Doumbouya, quando discursava na Assembleia Geral das Nações Unidas.

“Os golpes que têm ocorrido em África são tentativas dos militares que decidem salvar os seus países das maldades governativas e promessas não cumpridas dos presidentes”, disse.

Para o presidente interino da Guiné, além de condenarem os golpes, os líderes globais também devem “olhar e abordar as causas profundamente enraizadas” no continente.

Por outro lado, Mamadi Doumbouya realça que golpista não é apenas a pessoa que pega em armas para derrubar um regime.

“Quero que todos estejamos bem conscientes do facto de que os verdadeiros golpistas são aqueles que evitam qualquer condenação, e que trapaceiam para manipular o texto da Constituição, afim de permanecerem no poder eternamente”, sublinhou.

Nos últimos meses, as tomadas militares, por vezes celebradas pelos cidadãos e condenadas por organizações internacionais e países estrangeiros, suscitaram preocupações sobre a estabilidade do continente, cuja população jovem de pelo menos 1,3 mil milhões de pessoas deverá duplicar até 2050 e representar um quarto da população, das pessoas no planeta.

Por outra, Doumbouya acusou ainda, alguns líderes em África de se agarrarem ao poder por qualquer meio, o que muitas das vezes chegam até a alterar a Constituição, em detrimento do seu povo.

“Nós, africanos, somos insultados pelas caixas, pelas categorias que ora nos colocam sob a influência dos americanos, britânicos, franceses, chineses e dos turcos”, disse e continuou: “hoje, o povo africano está mais desperto do que nunca e determinado a tomar o seu destino nas próprias mãos”.

No entanto, em relação às tentativas do Ocidente e de outros países desenvolvidos de intervir nos desafios políticos de África, o político considera que nós, os africanos, estamos “exaustos pelas categorizações com as quais todos nos querem enquadrar”.

Continue Reading
1 Comment

1 Comment

  1. Marinela mami

    22/09/2023 at 6:51 pm

    parabéns presidente por falar verdade dos gananciosos presidente e seus grupos que alteraram as constituições para ficarem mais tempo no poder

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Colunistas