Brasil
Golpe de Estado: apoiantes de Bolsonaro invadem os três poderes no Brasil
Centenas de apoiantes do ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, conseguiram, hoje, domingo, 08, furar um bloqueio das autoridades e invadir a Esplanada – a avenida onde se encontram os ministérios – e o Senado. Imagens mostram manifestantes depredando os espaços, quebrando vidros e portas das sedes do Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF).
O plenário do @STF_oficial completamente destruído por terroristas a mando do Bolsonaro pic.twitter.com/NiU076FhWY
— George Marques 🇧🇷 (@GeorgMarques) January 8, 2023
Os militantes radicais fiéis de Bolsonaro, que defendem teses golpistas, estão acampados em frente ao Quartel General do Exército, em Brasília, desde o dia seguinte às eleições de 30 de Outubro, nas quais Lula derrotou Bolsonaro.
A zona em torno do Congresso estava isolada pelas autoridades, mas os apoiantes de Bolsonaro, que se recusam a aceitar a eleição de Lula da Silva, conseguiram romper os cordões de segurança e várias dezenas conseguiram subir a rampa deste edifício de arquitetura moderna para ocupar a cobertura.
Vestindo maioritariamente camisolas com as cores amarela e verde e bandeiras do Brasil, os manifestantes atacaram alguns veículos da Polícia Legislativa, que assegura a segurança do Congresso.
Na sua marcha em direcção ao Congresso, os manifestantes destruíram também as barreiras de protecção e armados com paus, enfrentaram os agentes da autoridades no local, que infrutiferamente os tentaram conter.
De recordar que Lula da Silva não se encontra em Brasília, mas sim em São Paulo, numa visita de reconhecimento após as chuvas que afectaram a região.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, já reagiu no Twitter: “Essa absurda tentativa de impor a vontade pela força não vai prevalecer. O Governo do Distrito Federal afirma que haverá reforços. E as forças de que dispomos estão agindo. Estou na sede do Ministério da Justiça”.
Essa absurda tentativa de impor a vontade pela força não vai prevalecer. O Governo do Distrito Federal afirma que haverá reforços. E as forças de que dispomos estão agindo. Estou na sede do Ministério da Justiça.
— Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) January 8, 2023