Connect with us

Futebol Angolano

Girabola: Petro de Luanda pode sagrar-se campeão hoje depois de 12 anos

Published

on

O Petro Atlético de Luanda pode sagrar-se campeão do Girabola 2021-2022, em caso de vitória diante do Sagrada Esperança da Lunda Norte, em jogo de acerto de calendário da 27ª jornada do principal campeonato nacional de futebol da primeira divisão.

Em caso de vitória no Estádio 11 de Novembro, em Luanda, a equipa do Eixo –Viário vai quebrar o longo jejum de 12 anos, que data de 2010.

Com apenas um empate ou uma vitória o Petro de Luanda poderá, de forma antecipada, levantar a taça de campeão do Girabola, diante do Sagrada Esperança que é o segundo posicionado na tabela classificativa.

Em caso de derrota, a equipa das ´Lundas´, relança a corrida ao título do campeonato, pois irão ver reduzida a actual diferença para três pontos em relação ao líder Petro.

Em caso de um empate, o Petro de Luanda alarga para sete a diferença de pontos e garante a conquista do título, porque o Sagrada Esperança depois desta partida, terá apenas seis pontos por disputar.

Se os “Petrolíferos”, ainda com 12 pontos por disputar, perderem com os “Lundas”, adiam para o dia 23 do mês em curso a conquista antecipada do Nacional de futebol da primeira divisão “Girabola”, se vencerem ao Recreativo do Libolo e caso o Recreativo da CAÁLA supere o Sagrada Esperança na mesma data.

Antes de se deslocar ao terreno do Libolo, o Petro recebe na sexta-feira, o Sporting de Benguela, para jogo de acerto da 28ª jornada e mesmo que vença a partida não poderá festejar antecipadamente o título, porque se perder amanhã com o Sagrada, o triunfo sobre os “Leões”  o deixará a seis pontos de vantagem.

Matemáticamente, a conquista do título está mais favorável ao Petro de Luanda, que pode chegar aos 77 pontos caso ganhe os quatro jogos por disputar, ao contrário do Sagrada Esperança, que se conseguir vencer as últimas três partidas, o máximo que poderá alcançar serão 68 pontos. 

Os “Lundas” só podem revalidar o título, se vencerem os últimos três jogos e se o Petro perder no confronto directo e nas últimas duas jornadas.

Nas últimas duas rondas (29ª e 30ª), o Petro de Luanda defronta o Recreativo do Libolo e o Interclube, ao passo que o Sagrada enfrenta o Recreativo da Caála e o 1º de Agosto.

De resultado imprevisível, será um embate que se adivinha ‘escaldante’, onde o Petro quererá se “vingar” do resultado da última partida da temporada passada, em que perdeu por 0-1, triunfo que garantiu a conquista do troféu do “Girabola2020-21”.

O desafio vai opor as duas defesas menos batidas no campeonato, com 15 golos sofridos e o melhor ataque do campeonato, Petro de Luanda, com 64 tentos marcados.

O histórico de confrontos directos entre os dois conjuntos é favorável ao Petro de Luanda, que venceu 23 vezes o Sagrada Esperança e sofreu 12 derrotas, em 47 jogos, onde marcou 61 golos e consentiu 33.

C/Angop

Radio Correio Kianda




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD