Lifestyle
Gingas do Maculusso animam “Live no Kubico”
O agrupamento feminino angolano Gingas do Maculusso tomam, neste domingo, 09, de “assalto” o palco do projecto “Live no Kubico”.
Com transmissão televisiva e nas redes sociais a partir das 14h30, o projecto tem servido de mote para a recolha de donativos para os mais carenciados.
Em pouco mais de três horas de espectáculo, os fãs do grupo terão a oportunidade de reviverem os velhos tempos do agrupamento onde pontificam Patrícia Faria, Gersy Pegado, Daniela Miranda (Paula), Josina Stella, Celma Miguel e Maria João.
Com um vasto repertório que ao longo dos mais de 20 anos de existência do grupo, no qual se destacam temas como “Mbanza Luanda”, “Malanje-Natureza e Ritmos”, “Xiyami”, “Muenhu”, “Kizomba”, “Canta Não Chora”, “Filhas de África”, “Panguila”, “Kimbange”, “Missosso”, “A Mangonha”, entre outras, as Gingas terão à tarde de domingo para se reencontrarem com o público angolano.
O grupo começou o seu percurso em 1983, num dos programas infantis da Rádio Nacional de Angola, sob o comando da jornalista Amélia Mendes.
Tem no seu repertório os discos “Mbanza Luanda”, “Malanje-Natureza e Ritmos”, “Xiyami” e “Muenhu”, e dezenas de canções que estouraram nas rádios e nas pistas de dança de todo o país.
“Live no Kubico”
Destinado à recolha de apoio para os mais vulneráveis, o “Live no Kubico” na TPA tem contado com a participação de artistas angolanos de referência.
Dele já participaram Paulo Flores/Bonga/Yuri da Cunha, no concerto “3 G do Semba”, Anselmo Ralph, Matias Damásio, Euclides da Lomba/Patrícia Faria e Dom Cateano/Edmásia, os últimos 4 em duetos.
Transmitidos aos sábados, na TPA 2 e TPA Internacional, e aos domingos, na TPA 1, promoveu também actuações de Ary, GabrielTchiema/Mito Gaspar, Calabeto/Puto Português e com os Jovens do Prenda, Tunjila Tuajokota, Socorro e Baló Januário, e das divas Patrícia Faria, Yola Semedo e Edmázia, Ndengues do Kota Duro, Sassa Tchokwe e Santos Católica.
De igual modo, proporcionou o show com as referências do music hall angolano nos anos 80, e outras actuações de artistas gospel.
Para além da TPA e Zimbo, o “Live no Kubico” é transmitido em directo, em várias redes sociais, em parceria com a Platina Line.
Por Angop