Connect with us

Politica

Ghana poderá formar Professores angolanos

Published

on

Professores angolanos poderão ser formados na República do Ghana, no quadro do Memorando de Entendimento assinado hoje, em Luanda, pelo ministro das Relações Exteriores de Angola, Manuel Augusto e pela ministra dos Negócios Estrangeiros e da Integração Regional do Ghana ,Shirley Ayorkor Botchwey.

Nos próximos dois meses uma delegação angolana desloca-se a Accra, capital do Ghana, com o objectivo de reunir a Comissão Mista Bilateral no âmbito do reforço da cooperação.

Angola e Ghana assinaram, em 2010, dois instrumentos jurídicos relativos à cooperação bilateral, designadamente o Acordo Geral de Cooperação Económica, Científica, Técnica e Cultural e o Memorando de Entendimento sobre Consultas Permanentes entre os Ministérios das Relações Exteriores de ambos os países.

Na ocasião, os dois países escolheram como áreas prioritárias para a cooperação os sectores dos petróleos e gás, energia, comércio e indústria, agricultura, educação, desenvolvimento de infra-estruturas, sector empresarial privado, gestão ambiental, ciência e tecnologia e combate ao crime organizado transnacional.

Os Presidentes de Angola, João Lourenço, e do Ghana, Nana Akufo-Addo, discursaram hoje, no Palácio Presidencial, na abertura das conversações oficiais entre delegações dos dois países, no quadro da visita do estadista ghanense, que está desde ontem em Luanda.

O Presidente da República, João Lourenço, garantiu que Angola tem as portas abertas para os empresários do Ghana, mas recomendou acções concretas para o reforço da cooperação bilateral.

Enquanto o Presidente do Gana, Nana Akufo-Addo, afirmou que o seu país está pronto para criar parcerias bilaterais com Angola e intensificar a cooperação nos vários domínios.

 

C/JA

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *