Connect with us

Angola que dá certo

Gestores recebem formação para impulsionar competitividade no sector privado

Manuel Camalata

Published

on

Quatrocentos e 75 gestores e donos de micro, pequenas e médias empresas vão beneficiar-se, durante dois meses, de uma acção formativa que visa, entre outros objectivos, reforçar a competitividade e o dinamismo das Micros, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs), no âmbito  da implementação do Programa de Capacitação Institucional para o Desenvolvimento do Sector Privado.

A iniciativa é do Instituto Nacional de Apoio as Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), em parceria com a Academia BAI e a Soik Investments e conta com o financiamento do Banco Africano para o Desenvolvimento (BAD).

A referida acção formativa foi lançada nesta quarta-feira, 20, em Luanda, em cerimónia de apresentação no Ministério da Economia e Planeamento.

O Presidente do Conselho de Administração do INAPEM, Arnito Agostinho, precisou que, a referida formação segue uma orientação do Executivo angolano de que “todos aqueles que tenham iniciativas empresariais possam desenvolver capacidades que lhes permitam de forma eficiente gerir os respectivos negócios, sobretudo, os operadores cujos negócios se enquadram nas exigências do PRODESI”, frisou.

Já o administrador do INAPEM, Osvaldo Rasgado, que procedeu a apresentação do programa de desenvolvimento do sector privado, disse que as formações  serão ministradas remotamente, e cobrirão todo o território nacional sendo repartidas em três fases.

Na primeira fase estão contempladas as províncias de Luanda, Moxico, Cuando Cubango, Benguela, Zaire e Cabinda, ao passo que a segunda fase é, segundo o Administrador do INAPEM, abrangente as províncias do Cuanza Norte, Huambo, Malanje, Bié, Huíla e Bengo. As províncias do Uíge, Cunene, Lundas Norte e Sul, Namibe e Cuanza Sul estão no pacote da última fase do projecto.

Dentre os objectivos macro do Projecto de Capacitação Institucional para o Desenvolvimento do Sector Privado, contam o reforço das competências de gestão através da formalização e melhoria dos processos de adopção das melhores prácticas de gestão, o fomento ao aumento da produção, a promoção da exportação dessas empresas e os seus respectivos produtos, para se alcançar o tão desejado crescimento económico.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (23)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (86)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (17)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

© 2017 - 2021 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD