Ligar-se a nós

Sociedade

Gestores do INSS em formação sobre gestão de Protecção social dos trabalhadores

Publicado

em

Os responsáveis de empresas públicas de Segurança Social de angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Timor Leste e São Tomé e Príncipe, participam, a partir desta segunda-feira, 23, de uma formação sobre gestão de protecção social, a decorrer em Luanda, numa iniciativa conjunta da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e da União Europeia, em parceria com o Instituto Nacional de Segurança Social (INSS).

Trata-se do curso de abertura do diploma em Gestão de Protecção Social, que inicia nesta segunda-feira 23, no Instituto SAPIENS, em Luanda, junto do Ministério da Administração Pública Trabalho e Segurança Social, que conta igualmente com a parceria do Centro Internacional de Formação (CIF) da OIT.

A sessão inaugural,  contará com as intervenções da Embaixadora da União Europeia, Rosário Bento Pais, do Presidente do Conselho de Administração do INSS Angola, Anselmo Monteiro, da gestora de programas da OIT em Angola, Denise Monteiro, e do representante do CIF-OIT, Elton Maciel.

A formação é destinada a 35 gestores, 28 quadros técnicos e dirigentes do INSS Angola e 7 representantes de instituições de protecção social de Cabo Verde, Guiné-Bissau,

Timor Leste e São Tomé e Príncipe e está dividida em quatro módulos, pelo que no final os formandos deverão desenvolver e apresentar um trabalho de final de curso para a obtenção do Diploma.

O objectivo, de acordo com uma nota da Organização, enviada ao Correio da Kianda, visa estimular o intercâmbio de boas práticas, promover soluções partilhadas para desafios comuns e promover uma comunidade técnica em protecção social entre os países.

O primeiro curso, sobre Tecnologias de Informação e Comunicação em Protecção Social, marca o arranque oficial do Diploma em Gestão de Protecção Social, um programa estruturado de formação promovido pela OIT, em parceria com o CIF-OIT, INSS Angola e a Associação Internacional de Segurança Social (AISS), com financiamento da União Europeia, no âmbito do projecto “Expansão da Segurança Social para Apoiar a Formalização da Economia Angolana (ESSAFE Angola)”.

Com uma duração total de 18 meses, a formação abrange cinco áreas-chave de aprendizagem, nomeadamente: Tecnologias de Informação e Comunicação, Boa Governança, Qualidade dos Serviços, Transformação Digital e um Projecto Final (Capstone).

O reforço das competências técnicas e estratégicas de profissionais da segurança social, o contributo directo para a modernização e sustentabilidade do INSS Angola e a geração de partilhas de experiências técnicas entre os profissionais de protecção social nos países envolvidos, constam também dos objectivos da formação.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD