Mundo
Geraldo Martins é o novo primeiro-ministro da Guiné Bissau
Geraldo Martins foi nomeado esta segunda-feira, 07, pelo presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, primeiro-ministro do país. A nomeação surgiu após audiências com os partidos com assento parlamentar, depois das legislativas de 4 de Junho.
“É o senhor Geraldo João Martins nomeado primeiro-ministro”, refere o decreto presidencial, logo após a divulgação de outro decreto onde o chefe de Estado demitiu o Governo liderado por Nuno Nabiam, que havia apresentado a sua demissão a Umaro Sissoco Embaló.
Antigo ministro da Economia e Finanças da Guiné-Bissau, Geraldo Martins assumiu a vice-presidência do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), no anterior congresso do partido.
Político do círculo restrito de amizade do líder do PAIGC, Domingos Simões Pereira, Geraldo Martins licenciou-se em química e física, na Moldávia, e mais tarde, já em Bissau, em direito pela Faculdade de Direito, tendo ainda concluído um mestrado em Gestão e Políticas Públicas numa universidade de Londres, Inglaterra.