Connect with us

Mundo

George Weah eleito presidente da Libéria

Published

on

George Weah, antigo jogador do AC Milan, foi eleito presidente da Libéria, ao derrotar o atual vice-presidente Joseph Bokai na segunda volta das eleições presidenciais. De acordo com a imprensa africana, os resultados oficiais apenas serão conehcidos na sexta-feira, mas Weah terá vencido 12 dos 15 condados.

Depois de ter vencido a primeira volta com 39% dos votos, o antigo jogador  que venceu a Bola de Ouro em 1995 necessitou de ir a uma segunda volta para ser eleito visto que precisava de, no mínimo, 50% dos votos. Na segunda vez que corre para ser presidente, George Weah vence as eleições.

Quem é George Weah

George Weah, ex-astro internacional do PSG e do Milan na década de 1990, e se tornou o favorito por ter recebido mais votos no primeiro turno e por seu bom desempenho em 11 das 15 províncias do país. Sua vice é Jewel Howard-Taylor, ex-mulher do ex-presidente e ex-senhor da guerra Charles Taylor.

Essa, no entanto, não é a primeira vez que Weah tenta a eleição para os cargos mais altos do país: o fez em 2005 como candidato a presidente e em 2011 como aspirante à vice. Desde 2014 é senador pela província de Montserrado, a mais populosa da Libéria.

Weah ganhou a Bola de Ouro em 1995, prêmio que reconhece o melhor jogador do mundo do momento. Criado pela avó em uma das áreas mais pobres da capital da Libéria, Monróvia, o ex-jogador tem o apoio do eleitorado jovem, além de ser da etnia Kru, uma das mais importantes do país.

A base de seu programa é educação, criação de empregos e infraestrutura. Críticos de sua candidatura à presidência alegam que ele vem sendo manipulado por Ellen e que tudo não passa de uma manobra para que ela continue com suas mãos no poder.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Colunistas