Ligar-se a nós

Politica

General França Ndalu destaca influência das FAPLAS na consolidação da Independência Nacional

Publicado

em

O general António dos Santos França “Ndalu” destacou a influência das FAPLA na consolidação da Independência Nacional e na libertação da Namíbia e derrube do regime do apartheid.

O general fez estas afirmações ao intervir como convidado no painel da Conferência sobre o Papel dos Países da Linha da Frente na Libertação da África Austral, que arrancou na manhã desta quinta-feira, 29, no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda.

França Ndalu sublinhou o apoio de Cuba e da então União Soviética (actual Federação Russa), que forçou o recuo das forças militares da África do Sul na altura sobre o domínio do apartheid.

O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, realçou igualmente ao intervir na sessão de abertura “o grande papel que a Batalha do Cuito Cuanavale desempenhou para Libertação da África Austral”.

De acordo com Mário Oliveira, esta “é uma celebração da coragem de povos e líderes que, nas décadas de 70 e 80, desafiaram a opressão e o apartheid e escreveram, com sangue suor e lágrimas, um dos capítulos mais nobres da nossa história comum”.

O governante disse por outro lado que “a libertação política foi apenas o primeiro passo, sendo que actualmente enfrenta-se novas batalhas de desenvolvimento económico, exortando aos presentes que transformem a conferência um espaço não só de memórias, mas num laboratório de ideias para África unida, justa e desenvolvida que motivaram a luta dos combatentes”.

Mário Oliveira disse ainda que a melhor forma de prosseguir a luta pelos que se bateram dando sua vida pela libertação dos povos da região, deve ser o engajamento de todos na luta pelo desenvolvimento social e económico dos países.

O evento, que acontece numa altura em que o país se prepara para celebrar 50 anos de Independência Nacional no dia 11 de Novembro deste ano, conta com oradores como o general cubano Leopoldo Cintra Frias, o antigo Presidente de Moçambique, Joaquim Chissano, e o general António dos Santos França “Ndalu”, a secretaria da Swapo, Sophia Shaningwa, entre outros.

Continuar a ler
1 Comentário

1 Comentário

  1. Pingback: General França Ndalu destaca influência das FAPLAS na consolidação da Independência Nacional - falabwe

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD