Connect with us

Politica

General Altino dos Santos assume Estado-Maior das FAA. Inteligência Externa com novo director

Published

on

O General Altino Carlos José dos Santos foi nomeado esta sexta-feira, 20, para o cargo de Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas Angolanas, tendo sido exonerado do cargo que ocupava até então, como Comandante da Força Aérea Nacional.

De recordar que tal nomeação havia sido noticiada pelo Correio da Kianda no texto “Conselho de Segurança Nacional reúne-se com mexidas nas chefias militares na agenda“, publicado a 18 de Janeiro.

O General Altino Carlos José dos Santos assumiu o cargo do actual EMG, António Egídio de Sousa Santos “Disciplina”, que cessou funções por limite de idade.

A nota do Palácio Presidencial informa também que João Lourenço exonerou o General José Luís Caetano Higino de Sousa do cargo de Director Geral do Serviço de Inteligência Externa, tendo nomeado nomeado Matias Bertino Matondo para assumir as funções.

Também exonerou o Tenente-General Artur Santos Vinama do cargo de Conselheiro do Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas e nomeou-o para o cargo de Chefe do Estado Maior General Adjunto para a Área Operacional e Desenvolvimento.

Nomeou ainda o General Adão Adriano António para o cargo de Presidente do Conselho Superior de Disciplina Militar do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas.

Foram também nomeados:

General João Serafim Kiteculo, para o cargo de Comandante do Exército;

Tenente General João Cruz da Fonseca, para o cargo de 2º Comandante do Exército.

General Virgínio António da Cunha Pinto, para o cargo de Comandante da Força Aérea Nacional;

Tenente General Emanuel Mendes Vasconcelos, para o cargo de 2º Comandante da Força Aérea Nacional;

Vice-Almirante Noé Rodrigues João Magalhães, para o cargo de 2º Comandante da Marinha de Guerra Angolana;

General Sequeira João Lourenço, para o cargo de Chefe Adjunto da Casa Militar do Presidente da República.