Politica
Generais “Dino” e “Kopelipa” serão ouvidos pela PGR
Os generais Leopoldino do Nascimento “Dino” e Hélder Vieiras Dias Júnior “Kopelipa” serão ouvidos, na terça-feira, 06, pela Direcção Nacional de Investigação e Acção Penal (DNIAP) da Procuradoria-Geral da República (PGR).
De acordo com a notícia publicada pelo Jornal de Angola, em causa estão “fortes indícios de terem beneficiados dos negócios que o Estado teve com empresa China International Found (CIF)”.
Fonte da PGR citada pelo JA, confirmou que os generais Dino e Kopelipa foram notificados e constituídos arguidos.
A publicação informa ainda que os generais Leopoldino do Nascimento – antigo chefe das Comunicações do ex-presidente José Eduardo dos Santos – e Hélder Vieira Dias Júnior, ex-ministro de Estado e chefe da Casa Militar (actual Casa de Segurança), também na governação de José Eduardo dos Santos, terão se beneficiado dos contratos que o Estado celebrou com o CIF, no âmbito do extinto Gabinete de Reconstrução Nacional.
Por gozarem de imunidade, os oficiais generais não podem ser presos preventivamente antes do despacho de pronúncia, na fase de instrução contraditória, lembrou a fonte ao JA.
“Os oficiais generais das Forças Armadas Angolanas e comissários da Polícia Nacional não podem ser presos sem culpa formada, excepto se em flagrante delito, por crime doloso punível com pena de prisão superior a dois anos”, sublinhou.