Connect with us

Mundo

Gaza: mais de um milhão de crianças em risco devido risco de subnutrição

Published

on

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) diz que a intensificação da guerra em curso entre Israel e o Hamas e a subnutrição “aumentam o risco de um número crescente de mortes de crianças”, sendo que milhares já morreram no conflito.

Segundo a agência da ONU mais de 1,1 milhões de crianças na Faixa de Gaza estão em risco de vida devido o aumento de doenças evitáveis e a falta de água e alimentos.

A deterioração da situação está a suscitar preocupações quanto a subnutrição aguda e mortalidade sobretudo de mais de 135 mil crianças com menos de dois anos e de mais de 155 mil mulheres grávidas e lactantes, dadas as suas necessidades nutricionais específicas e vulnerabilidade, de acordo com a organização.

Lembrando que o conflito entre Israel e o grupo islamita palestiniano Hamas destruiu sistemas essenciais de água, saneamento e saúde na Faixa de Gaza e que as crianças e famílias deslocadas não conseguem manter os níveis de higiene necessários para prevenir doenças, a UNICEF admite que a falta de água potável e saneamento “são alarmantes”.

Colunistas