Connect with us

Mundo

Gaza enfrenta “situação de fome catastrófica” – relatório da ONU

Published

on

O relatório da ONU sobre segurança alimentar publicado nesta segunda-feira, 18, estima que mais de 1,1 milhões de habitantes de Gaza enfrentam “uma situação de fome catastrófica”, o que constitui “o número mais elevado alguma vez registado”.

O relatório, realizado por um grupo de organizações internacionais e instituições de ajuda humanitária conhecido como Iniciativa Integrada de Classificação da Fase de Segurança Alimentar, ou IPC, refere a existência de uma situação terrível para mais de metade da população de Gaza.

Segundo adianta o relatório, o cenário ameaça estender-se por todo o enclave e coloca 2,2 milhões de palestinianos na mais ampla e grave crise alimentar do mundo.

Na classificação de crises alimentares, que o IPC distribui por cinco níveis, a Faixa de Gaza tem agora a maior percentagem de população a enfrentar o nível mais grave de insegurança e de carência alimentar (nível 5) desde que o organismo começou a reportar, em 2004.

O enclave palestiniano, controlado pelo grupo islamita Hamas desde 2007 é alvo de uma ofensiva militar israelita desde Outubro de 2023.

Desde o início dos conflitos, a 07 de Outubro, o número total de mortos no conflito entre Israel e o Hamas subiu para 28.064, entre civis e combatentes. Outras 67 mil pessoas ficaram feridas.