Connect with us

Mundo

“Gaza encontra-se numa situação humanitária catastrófica”

Published

on

Cinco agências da Organização das Nações Unidas (ONU) apelaram hoje a um cessar-fogo humanitário na Faixa de Gaza, para permitir que a ajuda chegue aos civis mais necessitados e que se possam salvar vidas e evitar mais sofrimento humano.

“Gaza encontrava-se numa situação humanitária desesperada antes das últimas hostilidades. Agora é catastrófica. O mundo tem de fazer mais”, dizem as organizações numa declaração conjunta, na qual afirmam também que os fluxos de ajuda humanitária devem ser em grande escala e sustentados, permitindo que todos os habitantes de Gaza preservem a sua dignidade.

A declaração foi divulgada no dia em que um primeiro, “mas limitado” carregamento de material humanitário das Nações Unidas e do Crescente Vermelho egípcio entrou em Gaza, em 20 camiões, pela fronteira de Rafah.

Trata-se de uma ajuda urgente para “algumas das centenas de milhares de civis, na sua maioria mulheres e crianças, que foram privadas de água, alimentos, medicamentos e outros bens essenciais”, dizem o Fundo das Nações Unidas para a Infância, Programa Alimentar Mundial, Organização Mundial de Saúde, Fundo das Nações Unidas para a População e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *