Connect with us

Educação Financeira

Gasolina a 300 Kz e eu vou poupar

Published

on

Sabe que a gasolina aumentou na semana passada, há 8 dias atrás (a 2 de Junho de 2023), de 160 kwanzas para 300 kwanzas. Durante 7 anos e 5 meses, o preço da gasolina esteve administrativamente «congelado». Sabe e não faz parte dos grupos profissionais como os taxistas, então este artigo é para si.

Estava habituado(a) a abastecer o seu carro, mota a 160 Kz e a notícia do Governo levou a pensar a sua vida? Ainda não está preocupado(a)? Continue a ler o meu artigo.

O seu carro leva, 40, 50 ou mais litros de gasolina? Antes abastecia com 4.800, 6.400 e 8.000 Kz, nas quantidades de litros dos depósitos que menciono atrás. E agora, quanto pagará? A partir de agora pagará 9.000, 12. 000 ou 15.000 Kz. Percebeu que é mesmo quase o dobro do que pagava antes.

Quero ajudá-lo(a) a poupar na gasolina. É difícil, reconheço, mas não é impossível.

Os meus conselhos:

1- Se está numa fase de comprar um carro, novo ou usado, pense que combustível deve escolher. A gasolina é mais 165 Kz do que o preço do litro do gasóleo (gasóleo: 135 Kz). Deve saber também que a qualidade do gasóleo deixa muito a deseja pelos resíduos que levam a vários problemas com viaturas a diesel. Além disso, o diesel polui mais do que a gasolina.

2- Se pensa comprar um carro a gasolina, quase sempre, os carros deste combustível são mais acessíveis para compensar o combustível mais caro. Veja a diferença de preço de aquisição com o uso do carro.

3- As revisões de gasolina são mais baratas… pela mesma razão do ponto 2.

4- Faça as revisões do seu carro a gasolina de 4.500 quilómetros em 4.5000 quilómetros. Em Luanda, por exemplo, os carros passam muitas horas em filas de trânsito e provocam desgaste de peças no interior do motores. Evite trocas tardias do óleo do motor, da caixa de velocidades. da direcção (assistida), dos travões, filtros do ar do motor, do ar condicionado, do óleo, da caixa de velocidades.

5- Abasteça até quando a pistola dispara. Evite de todo continuar a colocar mais combustível no tanque.

6- Procure sempre, mas sempre abastecer em postos de combustível de empresas reconhecidas e licenciadas.

7- Evite andar de carro quando pode caminhar, apanhar transportes públicos.

8- Se trabalha na cidade e vila uma centralidade, veja se há vizinhos, colegas de trabalho que podem uma semana usar um carro e na semana seguinte usar o carro do outro vizinho.

9- Estude as alternativas para o uso do carro. Já pensou em deixar o seu carro e ir de comboio, ou de táxi tipo “azul e branco”? Imagine, tanto nos pontos 8 e 9, quanto vai poupar por dia, por mês e por ano?

10- Quando vai abastecer, abasteça se for possível, só de noite. À noite, a temperatura do ar é mais baixa e entra mais combustível no seu tanque, pois evapora menos a gasolina à noite.

11- Quando está a encher com muitos litros de gasolina, deixe o seu dedo no gatilho da pistola, aumentando e largando o gatilho. Evite de todas as formas deixar a abastecer o seu cartão com o máximo de potência. A gasolina sem em grande quantidade pela evaporação dos gases.

12- Não abasteça logo a seguir ao camião cisterna ter abastecido os tanques do posto de abastecimento. Os resíduos dos fundos dos tanques vêm ao de cimo com o abastecimento dos tanques. O seu carro não vai «gostar»…

13- Evite arranques rápidos, tanto com o motor frio ou não. Há um adicional de consumo de combustível. Evite dar «show» na sua rua…

14- Não se sinta refrigerado à espera de alguém, a descansar ou a dormir, com o carro ligado e com o ar condicionado também ligado. O consumo de combustível com o ar condicionado aumenta, em média, 25%.

15- Veja antes de viajar se tem o ar nos pneus de acordo com peso do carro e o que tem no seu interior. Falta de ar nos pneus aumenta o consumo de gasolina e acelera a perda de tempo útil dos pneus.

16- Andar acima dos 120 quilómetros por hora aumenta também 25% do consumo de combustível e poderá estar contra o Código de Estrada.

17- Se o seu carro tem caixa de velocidades manual, use sabiamente a caixa para gerir bem o esforço do motor, principalmente nas subidas.

18- Analise se compensa adicionar produtos à gasolina para melhorar o desempenho do carro, de limpeza dos injectores e outros.

19- Adeque a sua condução às condições da estrada e do clima para melhorar a condução e o consumo do seu carro.

20- Por fim e não menos importante, será que precisa mesmo de um carro grande, com muita potência (V6, V8…), para conduzir no trânsito de Luanda, em que nem se consegue ter toda a potencialidade do motor em velocidades reduzidas.

Se tem orçamento pessoal, familiar, refaça as contas com o novo preço da gasolina. Se ainda não tem, esta é uma boa oportunidade. Conheça-se para saber gerir adequadamente o seu orçamento com os rendimentos disponíveis, pois um carro em Luanda não é luxo, é mesmo necessidade, mas viver como se a gasolina ainda custasse 160 Kwanzas pode tornar-se um pesadelo financeiro. Acorde, o preço mudou…