Ligar-se a nós

Mundo

Gana: partido no poder escolhe vice-presidente Bawumia como candidato presidencial

Publicado

em

O Novo Partido Patriótico (NPP), no poder no Gana, escolheu neste sábado, 04, o vice-presidente Mahamudu Bawumia como candidato para as eleições presidenciais de Dezembro de 2024, iniciando uma disputa com o ex-presidente John Mahama.

O economista de 60 anos e antigo banqueiro central serviu como segundo em comando e rosto da política económica durante a presidência de Nana Addo Akufo-Addo, que deverá renunciar ao cargo em Janeiro de 2025, depois de cumprir os oito mandatos constitucionais.

Mahamudu Bawumia obteve 61% dos votos expressos na segunda fase das primárias – uma vitória amplamente esperada depois de ter ficado em primeiro lugar na primeira fase, em Agosto.

No seu discurso de aceitação, Bawumia prometeu reconstruir a economia atingida pela crise se for eleito presidente.

“Quero liderar uma nação que melhore e liberte os talentos dos nossos jovens e que ofereça bons empregos com bons salários e crescimento sustentável com disciplina macroeconómica”, disse.

Embora os partidos no poder no Gana sejam frequentemente considerados favoritos para vencer as eleições presidenciais, nenhum partido ganhou mais de dois mandatos consecutivos. Os eleitores também poderão questionar o historial de Bawumia enquanto o país da África Ocidental luta para sair da sua pior crise económica numa geração.

O produtor de petróleo, ouro e cacau teve de recorrer ao Fundo Monetário Internacional para obter um resgate de 3 mil milhões de dólares, depois de as suas já tensas finanças terem cedido às consequências económicas da COVID-19 e da invasão russa da Ucrânia.

“Com Bawumia como vice (presidente), seria de esperar que a economia estivesse bem, especialmente porque ele é o chefe da equipa de gestão económica, mas não foi conseguido muito”, disse Said Boakye, investigador do Instituto de Gana para Estudos Fiscais.

A seleção de Bawumia também ocorre num momento em que a NPP pressiona por uma maior diversidade. Ele é o primeiro muçulmano a liderar um grande partido no Gana desde 1992 e também a primeira pessoa fora do grupo étnico dominante de língua Akan a liderar o NPP.

Por Reuters




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD