Connect with us

Sociedade

Gambos: mais de 90 mil pessoas estão a ser afectadas pela seca

António Cassoma

Published

on

De acordo com dados enviados ao Correio da Kianda, 92.464 habitantes do município do Gambos, na província da Huíla, estão a ser afectadas pela seca por escassez da chuva e, consequentemente, a fome já é visível nesta região, que dista a 150 quilómetros a Sul da cidade do Lubango, deu conhecer o administrador local.

O administrador do Gambos, Elias Sova, que prestou a informação no final da visita do governador da Huíla, Luís Nunes, aos projectos do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), disse que não chove no Gambos e as consequências da fome já são visíveis, afectando 92.464 habitantes.

De acordo com o administrador, para inverter a situação a nível do município é preciso dar comida, alertando para a necessidade de se fazer algum esforço para minimizar o problema, numa altura em que são reabilitados na região 23 pontos de água, no âmbito do PIIM.

No Gambos está em curso a construção do sistema de água e um tanque de 500 metros cúbicos para irrigação de 460 hectares na localidade da Tunda do Chianje, avaliados em 380.870.388,94 kwanzas, bem como a implantação do sistema de abastecimento de água à sede municipal do município do Gambos (Chianje).

Com 200 furos de água, na região está a ser instalado um reservatório metálico de 500 m3 elevado a 10 metros, construção de uma casa de comandos e vários fontenários.

Por sua vez, o governador Luís Nunes lamentou da seca que se regista na província, num ano em que se apostou “forte na agricultura familiar, com a introdução da agricultura mecanizada, muitos campos lavrados, gradeados e semeados, tendo reconhecido as acções feitas no âmbito do programa emergencial da Presidência da República, face à seca no Gambos.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (23)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (86)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (17)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

© 2017 - 2021 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD