Ligar-se a nós

Mundo

Gâmbia realiza Primeiras eleições pós-Jammeh

Publicado

em

Um pouco mais de 886 mil eleitores foram chamados às urnas para eleger os seus deputados nestas que são as primeiras eleições da era pós-Yahya Jammeh. Nestas eleições, estão em jogo os assentos 58 assentos parlamentares, 53 eleitos, os restantes 5 sendo nomeados directamente pelo Presidente por um mandato de 5 anos. Em liça estão 238 candidatos ligados a nove partidos políticos ou listas independentes, estas legislativas sendo uma oportunidade para delinear um novo modelo político depois de 22 anos de ditadura.

A Gâmbia doravante presidida desde o começo do ano pelo antigo dirigente da oposição Adama Barrow acaba de sair de um período de incerteza depois de o antigo Presidente Jammeh, agora no exílio, ter recusado a sua derrota nas presidenciais do final do ano passado, o que levou a CEDEAO a intervir directamente no terreno para obrigar o ex-presidente a ceder o lugar ao seu sucessor.

A sua saída não significa contudo o fim da sua influência política. Bem implantado no terreno e até agora maioritário no país provavelmente também em virtude do boicote da oposição aquando das anteriores legislativas de 2012, o seu partido APRC, Aliança Patriótica para a Reorientação e a Construção, apresentou candidatos em 29 círculos eleitorais. Do outro lado do xadrez, a coligação que sustentou a chegada de Adama Barrow ao poder não conseguiu alcançar uma plataforma de entendimento, pelo que os partidos que a compunham acabaram por se apresentar separadamente neste escrutínio, o que não deixa de ser considerado pelos interessados como um risco.

Está por conseguinte em jogo o virar definitivo da página Jammeh na Gâmbia, numa altura em que as autoridades estão a levantar o véu sobre os crimes possivelmente cometidos durante o antigo regime. A polícia abriu um inquérito sobre o desaparecimento de 33 pessoas durante os 22 anos da presidência de Yahya Jammeh, tendo sido localizados no começo deste mês os corpos de 3 presumíveis instigadores de uma tentativa de golpe de estado em 2014 no quadro destas investigações.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Radio Correio Kianda




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD