Connect with us

Economia

Galp vende activos à Somoil por 830 milhões de dólares

Published

on

A Galp informou esta semana que assinou um acordo com a SOMOIL – Sociedade Petrolífera Angolana para a venda dos activos upstream (produção/exploração) em Angola. Com esta operação, a empresa espera receber cerca de 830 milhões de dólares pela venda, líquidos de impostos, numa transacção que deverá ficar fechada no segundo semestre de 2023.

“Espera-se que os proveitos alcancem 830 milhões de dólares, já líquidos de impostos sobre os ganhos de capital, incluindo 655 milhões de dólares a receber até à concretização e 175 milhões de dólares em pagamentos contingentes devidos em 2024 e 2025, dependendo do preço do Brent”, refere um comunicado da empresa enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A Galp explica ainda que “esta transacção permite à empresa cristalizar valor de activos upstream maduros”, mantendo no portfólio aqueles que são de maior qualidade e contribuindo para a “estratégia de descarbonização”, alega o presidente executivo da companhia, Filipe Silva.

“Estamos confiantes de que a Somoil, já presente no Bloco 14 [bloco petrolífero], dará um forte contributo para o desenvolvimento destes activos de longa data da Galp”, ressalta o gestor.

Contudo, avança o comunicado, o negócio ainda depende de alguns termos e condições, mas espera-se que seja concluído durante a segunda metade de 2023.

A Galp revelou recentemente ter registado em 2022 o maior lucro da sua história, com o resultado líquido de 881 milhões de euros, quase o dobro de facturação face a 2021.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Colunistas