África
Gabão: filho e esposa do ex-Presidente Ali Bongo condenados a 20 anos de prisão
No Gabão, a esposa e o filho do ex-presidente, Ali Bongo, foram considerados culpados de desvio de fundos públicos. De acordo com informações apuradas pela Rádio Correio da Kianda, assim sendo, os dois familiares de Ali Bongo foram condenados na noite desta terça-feira, 11, à revelia, a 20 anos de prisão.
Referir que Sylvia Bongo Ondimba e Noureddin Bongo Valentin estavam sendo julgados esta semana, perante um tribunal criminal especial por várias acusações de corrupção.
Entretanto, o tribunal também declarou a ex-primeira-dama culpada de lavagem de dinheiro, apropriação indébita de fundos e incitação à falsificação.
O filho do presidente também foi condenado por extorsão, roubo de títulos e cargos, lavagem de dinheiro agravada e conspiração criminosa, acusações que os familiares directos de Ali Bongo, negam ter cometido.
A multa sentenciada pelo tribunal para ambos, ronda cerca de 150 mil euros, convertidos em 100 milhões de francos.
A esposa e filho de Ali Bongo, vivem desde Mio de 2024, exilados em Londres, no Reino Unido, depois de terem sido presos em agosto de 2023 após o golpe que pôs fim ao governo de 55 anos da família Bongo.
A ausência de seus advogados no tribunal, reafirma a postura levantada por ambos, de que o julgamento é meramente de cariz político.